cover
Tocando Agora:


Nota de Repúdio – Portal Noroeste Paulista e Web Rádio Ilha Solteira

Falta de transparência e equidade impede divulgação antecipada das festividades do aniversário da cidade, Dia das Crianças e FAPIC

Nota de Repúdio – Portal Noroeste Paulista e Web Rádio Ilha Solteira
Nota de Repúdio – Portal Noroeste Paulista e Web Rádio Ilha Solteira (Foto: Reprodução)

Na semana passada, a equipe de reportagem do Portal Noroeste Paulista e da Web Rádio Ilha Solteira esteve no gabinete do prefeito com o objetivo de identificar quem seria o responsável por repassar informações sobre as festividades do aniversário da cidade, a semana do Dia das Crianças e a FAPIC 2025, para a realização de uma entrevista no formato de podcast.


Durante o atendimento presencial, foi fornecido o contato da pessoa responsável. No decorrer da semana, nossa equipe entrou em contato com ela, que, por questão de ética profissional, não será identificada nesta reportagem. A pessoa prontamente se colocou à disposição e agendou a entrevista via WhatsApp, demonstrando total interesse em colaborar com a divulgação das ações do município.


Na manhã de hoje, nossa equipe encaminhou com antecedência, também por WhatsApp, as perguntas que seriam feitas durante o podcast — uma prática comum e ética no jornalismo, que garante mais clareza, organização e coerência na condução da pauta.


No entanto, ao chegar ao gabinete para realizar a entrevista, fomos surpreendidos com a seguinte declaração da pessoa responsável:


“Conversando com a Comunicação da Prefeitura, me orientaram que, a princípio, seria melhor não fazer. É que a Prefeitura já recebeu solicitações parecidas, mas que ainda não foram atendidas, e fazer um podcast agora pode gerar desconforto com os demais veículos.”


Diante dessa justificativa, nossa equipe esclareceu que os veículos Portal Noroeste Paulista e Web Rádio Ilha Solteira atuam de forma independente, sem contratos ou vínculos com qualquer gestão pública, e que mantêm um compromisso diário com a transparência, a informação imparcial e a credibilidade jornalística.


Também reiteramos que não acolhemos a justificativa dada, por considerá-la incoerente. A iniciativa partiu dos nossos veículos de imprensa, que possuem linha editorial própria e liberdade de pauta. Cada veículo de comunicação realiza seu trabalho à sua maneira, e isso não deveria gerar ciúmes, e sim ser valorizado como pluralidade de vozes na imprensa local.


Infelizmente, com essa decisão da Prefeitura, ficamos impedidos de divulgar com antecedência a programação oficial das festividades do aniversário da cidade, desfile cívico, semana das crianças e maiores detalhes sobre a FAPIC 2025, algo que na vizinha Andradina já está sendo feito com total clareza e participação pública a divulgação das festividades da semana das crianças, inclusive com campanhas de divulgação sendo realizadas pela gestão e pelo setor de comunicação da cidade.


Em Ilha Solteira, até o momento, pouco ou nada se sabe. Foi anunciado, por exemplo, que o desfile cívico será retomado no dia 15 de outubro, mas não há informações oficiais divulgadas, as escolas estaduais até onde a nossa equipe de reportagem apurou ainda não foram chamadas para nenhuma reunião, e quanto as entidades e demais órgãos sociais. A população segue no escuro, sem saber o que esperar da programação do aniversário da cidade, da semana da criança ou da própria FAPIC, cujas informações até agora circulam apenas extraoficialmente nas redes sociais.


A impressão que ficou é a de uma gestão sem equidade no tratamento aos veículos de comunicação. Para fins de esclarecimento, o termo "equidade" se refere ao princípio de tratar as pessoas respeitando suas diferenças e características individuais, a fim de garantir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Quando isso não é respeitado, cria-se um ambiente de exclusão e privilégio seletivo.


Até o fechamento desta reportagem, nossa redação entrou novamente em contato com a pessoa que havia assumido o compromisso de nos conceder a entrevista. Questionamos se, ao menos, poderia responder às perguntas por escrito, para que a pauta pudesse ser concluída. A resposta foi que responderá “assim que possível” — sem prazo ou garantia.


Assim, ficamos à mercê da boa vontade da comunicação da Prefeitura, sem qualquer previsibilidade, e sem condições de exercer nosso trabalho de forma plena, clara e antecipada, como seria esperado em uma gestão que respeita a imprensa e valoriza a transparência com a população.


Por tudo isso, registramos publicamente nosso repúdio à forma como fomos tratados — não por quem gentilmente se dispôs a nos atender, mas pela condução arbitrária e desrespeitosa do setor de comunicação da Prefeitura de Ilha Solteira.


Seguiremos firmes em nosso propósito de informar com independência, responsabilidade e compromisso com o interesse público.
Segue abaixo as perguntas da entrevista que não foi autorizada.



Festividades do Aniversário de Ilha Solteira
1. Para começar, como estão os preparativos para as comemorações do aniversário de Ilha Solteira?
2. Já temos uma programação definida? Que tipos de eventos culturais, artísticos ou comunitários estão previstos?
3. O que a população pode esperar de diferente ou especial nas comemorações deste ano?



Retomada do Desfile Cívico – 15 de Outubro
1.Um dos destaques deste ano é a retomada do desfile cívico, algo que a cidade não via há algum tempo. O que motivou a Prefeitura a resgatar essa tradição?
2.Quais instituições e entidades estão confirmadas no desfile? Escolas, clubes, forças de segurança?
3.Onde e em que horário será realizado o desfile? A estrutura está preparada para receber a população com conforto e segurança?
4.Qual a importância desse momento simbólico dentro das comemorações do aniversário da cidade?



Comemorações do Dia das Crianças
1.Agora falando sobre o público infantil: quais ações estão sendo preparadas para comemorar o Dia das Crianças em Ilha Solteira?
2.Haverá atividades em diversos bairros ou será uma programação centralizada?
3.A Prefeitura conta com parcerias para a realização desses eventos?
4. Qual é o principal objetivo da gestão ao promover um dia especial para as crianças?



FAPIC – Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Ilha Solteira
1.A FAPIC é sempre aguardada com muita expectativa. O que já está confirmado para a edição deste ano?
2.Teremos shows grandes? Já é possível confirmar as datas e quem será as atrações?
3.Como está sendo organizada a participação dos comerciantes, expositores e produtores locais na feira?
4.A FAPIC é um evento que une lazer, cultura e negócios. Qual o impacto esperado para a economia e para o turismo local?

Comentários (0)