cover
Tocando Agora:


Incêndio atinge Viveiro de Mudas de Ilha Solteira e Secretaria do Meio Ambiente permanece em silêncio

Espaço está desativado e sem manutenção desde o início da atual gestão. Após quatro dias, secretário ainda não respondeu aos questionamentos enviados pela imprensa.

Incêndio atinge Viveiro de Mudas de Ilha Solteira e Secretaria do Meio Ambiente permanece em silêncio
Incêndio atinge Viveiro de Mudas de Ilha Solteira e Secretaria do Meio Ambiente permanece em silêncio (Foto: Reprodução)

No último dia 29 de setembro, o Portal Noroeste Paulista e a Web Rádio Ilha Solteira publicaram uma matéria relatando o incêndio de grandes proporções que atingiu, no sábado, dia 27/09, as dependências do Viveiro de Mudas Municipal de Ilha Solteira, localizado na zona urbana da cidade.


O espaço, que encontra-se desativado desde a última gestão municipal, está sem manutenção e sem limpeza desde o início da atual administração, o que pode ter contribuído para a rápida propagação das chamas. A equipe de reportagem esteve no local e constatou in loco os danos causados pelo fogo, em uma área que deveria estar preservada como patrimônio ambiental do município.



Na tentativa de obter esclarecimentos oficiais sobre o ocorrido, nossa equipe dirigiu-se no mesmo dia às dependências da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agronegócios, Pesca e Meio Ambiente. Contudo, não fomos atendidos, sob a justificativa de que o secretário responsável estava ocupado com outras demandas.


Na sequência, encaminhamos via WhatsApp um áudio explicando a necessidade de uma entrevista para o nosso podcast, com o objetivo de esclarecer a população. O secretário respondeu dizendo que retornaria com as informações. Nossa equipe, então, enviou as perguntas previamente elaboradas, solicitando que fossem respondidas em áudio para que pudéssemos editar e publicar com qualidade no formato proposto.


Porém, desde então, o silêncio tem sido a única resposta. Na quarta-feira (01/10), nova tentativa de contato foi feita por mensagem, cobrando o retorno das respostas para fechamento da pauta. Quatro dias depois, nenhuma resposta foi dada, nem justificativa pela falta de retorno.


As perguntas enviadas abordam pontos cruciais para o entendimento do caso e para a tranquilização da população, entre elas:


1.Quando a Secretaria tomou conhecimento do incêndio?
2.Qual foi a atuação da Defesa Civil e da Prefeitura?
3.O Corpo de Bombeiros foi acionado oficialmente?
4.Troncos ainda queimavam dias após o incêndio. A Secretaria tem conhecimento disso?
5.Por que não houve manutenção da área, mesmo diante dos riscos ambientais?
6.Será feita perícia para apurar a origem do incêndio?
7.Que medidas serão adotadas para evitar novos incidentes?
8.Há projetos para reativação do viveiro?
9.Qual a importância do viveiro para a cidade, na visão da Secretaria?
10.E que mensagem o secretário gostaria de deixar aos munícipes?


Essas perguntas, que tratam de assuntos de interesse público, ainda não foram respondidas, impossibilitando a publicação de uma reportagem completa e equilibrada, como exige o bom jornalismo.


Enquanto isso, a falta de transparência e de diálogo por parte da secretaria responsável acentua a preocupação da população. Não há, até o momento, qualquer informação oficial sobre as causas do incêndio, providências tomadas ou medidas preventivas para o futuro.


Infelizmente, o silêncio oficial impede a informação clara e antecipada, transformando um episódio sério, que envolve meio ambiente, segurança e responsabilidade pública, em um caso de omissão institucional.


Nós, do Portal Noroeste Paulista e da Web Rádio Ilha Solteira, reforçamos nosso compromisso com a informação transparente, imparcial e comprometida com o interesse coletivo. Continuamos aguardando as respostas da Secretaria para que a população tenha acesso a todos os esclarecimentos necessários.


Enquanto isso, fica registrado nosso repúdio à falta de retorno e ao descaso com a imprensa local, que tem buscado cumprir seu papel de informar com responsabilidade e ética.

Comentários (0)