cover
Tocando Agora:


Ilha Solteira celebrou cultura japonesa com tradicional Bon Odori

O evento ofereceu ao público uma programação rica em manifestações da cultura japonesa, com músicas tradicionais, danças folclóricas e gastronomia típica.

Ilha Solteira celebrou cultura japonesa com tradicional Bon Odori
Ilha Solteira celebrou cultura japonesa com tradicional Bon Odori (Foto: Reprodução)

Ilha Solteira – A Associação Cultural e Esportiva Nipo‑Brasileira de Ilha Solteira promoveu neste sábado (4 de outubro),  mais uma edição do Bon Odori, realizado na quadra da APAE. A entrada foi gratuita.


O evento ofereceu ao público uma programação rica em manifestações da cultura japonesa, com músicas tradicionais, danças folclóricas e gastronomia típica. Entre as delícias à disposição teve yakissoba, pastel, frango frito, sushi, karintô, mandioquinha, dorayaki e manju. A APAE também participou do evento, comercializando espetinhos e bebidas. 


Significado e tradição do Bon Odori
O Bon Odori — ou simplesmente Bon — é uma festividade de origem budista (com raízes na China) que celebra as almas dos antepassados por meio de danças em grupo e lanternas acesas, simbolizando luz, memória e gratidão.


Embora remeta ao Dia de Finados, o festival no Japão e nas comunidades nipônicas pelo mundo ocorre em clima alegre e festivo, com cânticos, tambores (taiko), dança ao redor de uma estrutura (yagura) e a participação de toda a comunidade.


No Brasil, o Bon Odori também se tornou um momento de reencontro entre descendentes, amigos e admiradores da cultura japonesa, especialmente em cidades com forte presença da colônia nipônica.


O Bon Odori no contexto nacional
O Bon Odori é celebrado em várias regiões do Brasil, em associações nipo-brasileiras e comunidades japonesas espalhadas pelo país.


O público que compareceu pode vivenciar uma ambientação cultural autêntica, houve participação das danças (mesmo sem experiência) e degustaram pratos preparados por voluntários. 


A estrutura do evento contemplou iluminação especial, sonorização adequada para as apresentações e pontos de alimentação bem distribuídos. A participação da APAE no evento também reforçou o caráter comunitário e solidário da festa.


Este tipo de iniciativa fortalece o diálogo entre culturas, valoriza a história da imigração japonesa no Brasil e reforça laços entre gerações.


Fonte: ilhadenoticias

Comentários (0)