cover
Tocando Agora:

Ilha Solteira participa da Campanha Nacional de Atualização de Vacinas para crianças e adolescentes

Ação segue até 31 de outubro, com Dia D marcado para sábado, dia 18

Ilha Solteira participa da Campanha Nacional de Atualização de Vacinas para crianças e adolescentes
Ilha Solteira participa da Campanha Nacional de Atualização de Vacinas para crianças e adolescentes (Foto: Reprodução)

Já está em andamento em Ilha Solteira a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país, acontece entre os dias 6 e 31 de outubro, com o Dia D de mobilização nacional marcado para o sábado, 18 de outubro.


Na data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abertas especialmente para atender as famílias e realizar a atualização das carteirinhas de vacinação. A campanha está sendo realizada nas quatro UBS da cidade — Norte, Sul, Jardim Aeroporto e Bela Vista — que seguem com as salas de vacina funcionando normalmente ao longo do mês.


Durante a mobilização, estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo os imunizantes contra poliomielite e covid-19. A lista inclui vacinas importantes como BCG, Hepatite B, Penta, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e ACWY, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV, entre outras.


A campanha ocorre em um momento de atenção especial à saúde pública. Apesar de o Brasil já ter eliminado doenças graves como a poliomielite, a manutenção de altas coberturas vacinais é essencial para impedir o retorno de enfermidades já controladas e evitar surtos de doenças evitáveis por vacina.


Um dos focos da ação é resgatar crianças e adolescentes que ainda não receberam as vacinas contra HPV, febre amarela e sarampo, ampliando assim a proteção coletiva da população.


A Secretaria Municipal de Saúde de Ilha Solteira faz um apelo aos pais e responsáveis para que levem seus filhos às unidades, verifiquem as cadernetas de vacinação e garantam que todas as doses estejam em dia. A participação ativa da população é fundamental para o sucesso da campanha e para a proteção da saúde das futuras gerações.


Fonte: https://www.portalnoroestepaulista.com.br/



Comentários (0)